segunda-feira, 2 de abril de 2018

Legalidades e opções




Li por aí algures as seguintes palavras:
“A minha mãe ensinou-me assim: quando atravessamos uma rua e o condutor do carro que vai passar pára para nós atravessarmos, nunca agradeças. É obrigação do condutor parar. Os peões têm prioridade. É um direito. Um direito nunca se agradece.”
Parece certo, do ponto de vista legal, pese embora não tenha carta e não conheça a fundo a lei.
Mas discordo! Nos conceitos e na prática!
Eu agradeço, com um gesto de mão ou um aceno de cabeça, quando me cedem a passagem. Tal como agradeço quando me entregam o café que pedi ao balcão. Ou quando seguram a porta para eu passar. E dou a saudação à entrada e à saída de uma loja. Até mesmo no corre-corre do trabalho faço questão de dar a saudação aos colegas, tanto à chegada como à partida. Faço o mesmo na portaria de onde trabalho, onde é feito o controlo de acesso às instalações por agentes de uma empresa de segurança. Ou quando, bem cedo de madrugada, me cruzo com o grupo de quem faz a limpeza do edifício onde trabalho, que está a tomar um café e a ganhar coragem para limpar a sujeira que os outros deixaram.
Não “tenho” que o fazer! Em parte alguma está escrito isso!
Mas um sorriso, um agradecimento, um tratamento diferenciado, algo que faça cada um sentir-se especial e único (e não mais um na multidão anónima) fará com que o dia comece, continue ou termine um nico melhor, quebrando rotinas e incómodos. E fazendo, por vezes, despertar um ténue sorriso em quem tem pela frente ou já carrega um dia chato, de problemas e incómodos. Daqueles que todos nós conhecemos e dos que, felizmente, nem desconfiamos.
Indo mais longe, e voltando ao atravessar as ruas, é banal ser eu a ceder a passagem numa passadeira zebrada, sem semáforos. Recuo um passo e faço um gesto (discreto ou bem amplo) para que o carro siga o seu caminho. Faço-o quando se aproximam apenas um, dois ou três carros e constato que tenho margem para passar eu depois. É que, queiramos ou não, 99,9% das vezes é bem mais fácil esperar um peão 3 ou 5 segundos enquanto os carros passam que eles se imobilizarem para de seguida retomarem a marcha.
Podemos ter a prioridade ou a prerrogativa da passagem. Mas também temos o direito a ter um dia bom e tranquilo. E a obrigação de o facilitar aos demais.
É nosso direito ter motivo – muitos – para sorrir na vida. É nossa obrigação criar situações para que os outros o façam.
E, caramba, custa tão pouco!

Em tom de remate, recordo: saudar ou agradecer ainda não paga imposto.


By me

Sem comentários: