terça-feira, 24 de abril de 2018

Direitos e deveres




Esta fotografia tem já uma dúzia de anos.
Tive que recorrer ao EXIF para obter alguns dados técnicos a seu respeito.
A câmara foi uma DSLR Pentax K100d, com uns hoje considerados pobres 6 megapixel. Com um valor ISO de 800 e um tempo de exposição de 1/90.
Não tenho indicação da abertura, o que me leva a concluir (e pelo que sei da minha prática então e agora) que foi usada uma 400mm com um anel de extensão variável para poder ter foco a curtas distâncias. E com recurso a um mono-pé, para estabilidade adicional.
Isto implicou (e implicaria hoje) o recurso a exposição manual, tal como focagem manual. Mesmo que o despolido não possua “split screen” ou micro-prismas. Já a exposição aconteceu baseada na leitura da câmara e respectiva análise e compensação, considerando as áreas claras e escuras no enquadramento.
Tudo isto são deduções baseadas nas informações técnicas da imagem e na minha prática habitual.

Mas aquilo que sei, sem necessitar de recorrer a nenhum arquivo ou informação escondida, é que foi feita sem afectar de forma alguma o insecto.
Ou uma flor, se fosse esse o caso.
Em nenhuma circunstância me arrojo o direito de matar ou mutilar um ser vivo, animal ou vegetal, para meu deleite fotográfico.
Não preciso de EXIF’s para o saber.
O universo, nas suas diversas formas e aspectos, merece e tem direito ao mesmo respeito e cuidado que exijo para mim. E para mim quero vida e liberdade.

E se melhor eu não for capaz de fazer, isso será problema meu e nunca daquilo que fotografo.

By me

Sem comentários: