sábado, 20 de janeiro de 2018

Manias



“Olha lá! Porque diabo é que tu nunca usas o canal da direita aqui, ao sair do Metro? Fica mais perto da escada de onde vens e mais perto da escada para onde vais!”
“Sabes, aquele é um canal especial. Certo?”
“Sim, e daí?”
“É um canal mais largo, para dar passagem a quem acompanhe crianças, p’la mão ou num carrinho, ou transporte volumes, ou use cadeira de rodas ou muletas…”
“Sim! E o que é que isso tem a ver com o caso?”
“Repara que só há um canal destes para cada conjunto de escadas. Já dos outros, dos normais e mais estreitos, com a largura que nos chega, há uns quantos.”
“Certo. Mas ainda não percebi.”
“Ora sendo que estes canais possuem partes mecânicas para abrir as portas e partes electrónicas para lerem os cartões ou bilhetes. E qualquer um dos sistemas pode avariar, por muito robusto e bem construído que seja.”
“E em que é que isso te impede de o usar?”

“Acontece que quantas menos vezes for usado menor a probabilidade de avariar. E só há um canal destes. Em avariando, o incómodo para quem dele necessite é enorme. Já os poucos passos extra que dou para usar um dos outros, que são vários, em nada me incomoda. Prefiro o meu incómodo, pequeno que é, que o ver alguém numa cadeira de rodas a não conseguir sair. Manias!”

By me

Sem comentários: