segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

O segredo



Caminhava decidido mas com calma. Havia tempo até chegar ao meu destino e ia observando o conteúdo daquele bairro suburbano, bem populoso e popular, daqueles que, apesar dos fluxos migratórios diários, consegue ter vida própria rica e activa. E eu ia alerta para essa vida até que…
Até que num passeio não muito largo, quase a chegar a uma esquina, aquela mulher me aborda.
Faz-me parar, com ambas as mãos afaga-me as barbas, e lança-me a pergunta:
“Com estas barbas, como fazes para beijar as mulheres? Como o fazes?”
Há coisas na vida para as quais não estamos preparados. Esta foi uma delas.
Olhei-a por uns segundos, tentando encontrar uma resposta. O sotaque, a tez e o cabelo indicavam que talvez fosse originária de Cabo Verde. Pela idade, nascida lá. E foi isso mesmo que me inspirou.
Sorrindo, disse-lhe baixinho:
“Sabe, é como os segredos das ilhas: só quem lá vive os conhece. Só quem lá vive!”
Olhou-me nos olhos e sorriu. Um sorriso doce, profundo, bonito. E privado, que creio que mais ninguém o viu.
Fez mais um afago e afastou-se-me do caminho. E eu segui, continuando a olhar em redor, mas quase que sem ver.
Na esquina, logo ali, parei e olhei para trás. Lá estava ela, com o peso da idade mas o sorriso no rosto, um sorriso que creio que só eu vi. Acenou-me, quase que como que continuando a acariciar as barbas, voltou-se e seguiu.

Talvez um dia ela descubra como nós, os barbudos, o fazemos. Ou talvez já saiba o segredo e seja só um recordar.


By me

Sem comentários: