domingo, 24 de dezembro de 2017

Números e estatísticas

Eis um artigo interessante. Publicado no Jornal I.
Interessante sobre a actividade dos media e interessante sobre a influência da política nos media.
Faltam, infelizmente, duas informações vitais para que possamos, todos nós, aquilatar o que acontece realmente.
Por um lado, dados bem mais concretos. Com números reais sobre a proporcionalidade dos tratamentos partidários. Números ou gráficos permitiriam que fossemos nós, os cidadãos, a tirar as nossas próprias conclusões.
Por outro, dados relativos a anos anteriores a este agora relatado. Para que possamos perceber se o aqui contado é uma constante ou fruto das alterações parlamentares e governamentais que resultaram das últimas eleições legislativas.
Por muito exactos que os números e estatísticas possam ser, contam o que quisermos consoante são apresentados desta ou daquela forma, neste ou naquele contexto.
Conhecem a história das duas pessoas e do frango ao almoço?

O Governo teve em destaque nas peças jornalísticas de política da RTP e da TVI. Já a SIC deu, este ano, maior cobertura aos partidos com assento na Assembleia da República.
De acordo com a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), "a cobertura informativa dos canais generalistas RTP1, RTP2 e TVI destaca o conjunto do Governo e o PS, seguida dos partidos com representação parlamentar".
Já na SIC, revela o relatório de acompanhamento da observância do princípio do pluralismo político de 2016, “os partidos parlamentares têm maior destaque, seguindo-se o Governo e o PS".
De acordo com a análise do regulador dos media, em 2016, a RTP, SIC e a TVI transmitiram 761 peças jornalísticas abordando temas como o Governo, governos regionais, partidos políticos e Presidência da República. Destas, 227 foram emitidas no "Telejornal" da RTP1, 205 no "Jornal da Noite" da SIC, 174 no "Jornal das 8" da TVI e 155 no "Jornal 2" da RTP2.
O relatório da ERC indica ainda que "no que se refere aos partidos extraparlamentares, a sua presença é exígua ou nula" e que as presenças do Governo e do PS surgem como governantes ou de partido do Governo. “Em ambas as qualidades, refere o documento, citado pela agência Lusa, têm um peso entre os 22% e os 25% nos programas destes quatro canais.
"No caso do conjunto dos partidos parlamentares, a variação de valores entre os serviços de programas é mais expressiva, sendo que o ‘Jornal das 8’ da TVI se constitui como o noticiário com menor representação deste conjunto de partidos, e o ‘Jornal da Noite’ da SIC aquele que mais visibilidade lhes confere", escreve a ERC.
Em 2016, dois terços das peças de pluralismo político emitidas nos telejornais destas estações em horário nobre, no ano passado, eram sobre actividades e acontecimentos relacionados com o Governo. Seguiu-se a cobertura jornalística das acções do Presidente da República e das políticas económicas. Só depois surgiram as actividades/propostas dos partidos políticos.”
.

Sem comentários: