sábado, 2 de dezembro de 2017

Luas



Muito se vai falando das “Super Luas”. E fala-se disso como se fosse um daqueles acontecimentos extraordinários a nunca perder.
Saiba-se que a Lua, tal como o Sol, parecem maiores logo que aparecem no horizonte, porque a atmosfera, redonda como o planeta, faz de lupa. E aumenta visualmente aquilo que pouco tempo depois, retoma o seu tamanho aparente normal.
É certo que a orbita da Lua em torno da Terra não é circular, havendo ocasiões em que está mais próxima. E que, se a atmosfera estiver límpida no local de observação, parecerá maior.
Mas uma variação de 5% ou em redor disso será pouco perceptível e, a menos que se esteja atento, em nada parecerá diferente.
Para quem quiser desfrutar de tal fenómeno este fim de semana, sugiro que o faça logo ao nascer da Lua, de preferência hoje, véspera de Lua cheia, ou amanhã.
O motivo é simples: Sobe a Lua no horizonte antes ou no momento em que o Sol desaparece do lado oposto. Fica assim ela visível enquanto que o planeta tem, no local de observação, ainda luz natural. Com sorte, ela assumirá cores bonitas, dependendo da poluição atmosférica.

Divirtam-se!

By me

Sem comentários: