quarta-feira, 7 de junho de 2017

JC Alvarez



Era um daqueles pontos de referência na cidade.
O J.C. Alvarez, nome que dávamos à loja “Fotocine”, era uma das melhores de Lisboa.
Preparada para atender os mais simples amadores, os mais exigentes e os profissionais, tinha de tudo: do bric-à-brac, às peças soltas, todo o tipo de película, em rolo ou película rígida, todas as marcas de câmaras e respectivos acessórios, uma sala dedicada a bons tripés (incluindo o Gitzo) e a equipamento de laboratório… Para já não falar que possuía toda a panóplia de filtros, vidro ou gelatina, em todos os tamanhos, incluindo em rolo para projectores. Quanto a adaptadores de qualquer coisa para qualquer coisa, era um especialista.
O J.C. Alvarez era um ponto de referência no panorama fotográfico Alfacinha.
Como muitas outras, fechou! Há já bastante tempo.
Nunca saberei ao certo o que a levou a tal, mas a verdade é que todos perdemos bons negócios e bons profissionais a saberem do que falavam.
Restam, por aqui, duas, talvez três boas lojas. Mas que se especializaram em determinado público e marcas, não fazendo concorrência entre si. E as que vão estando nas grandes superfícies comerciais, vocacionadas para o público pouco conhecedor, tentando vender as últimas novidades e não aquilo que terá qualidade, seja qual for a idade. Sobram umas quantas lojas quase de bairro, que sobrevivem nem sei bem como, mas que ainda vão tendo algumas – poucas – peças que não de grande consumo, que vão satisfazendo as necessidades ou caprichos de quem quer fotografar que não apenas com o que os grandes fabricantes nos querem forçar a fazer.
Mas aquele prazer de se conversar com quem vende e que nos sabe aconselhar sobre o que melhor se adequa ao que queremos, com referencias a marcas e especificações… isso desapareceu quase que por completo.
Resta-nos a memória do J.C. Alvarez e de mais umas tantas que feneceram fruto da competitividade que os actuais políticos nos vão impondo.


Leitura relacionada e sugerida: “Para uma filosofia da fotografia” de Vilém Flusser.

By me

Sem comentários: