terça-feira, 4 de abril de 2017

Pousio



Ah e tal, disseram-me uma vez, andas muito ocupado ou muito distraído e já não produzes como produzias. Imagens, ideias, textos…
Esclareça-se quem tal disse, e todos os outros que, não o tendo dito, poderão tê-lo pensado, que o cérebro não se desliga.
Presumindo que não há nenhuma anomalia orgânica, a mente continua a trabalhar, recebendo, comparando, processando e arquivando os estímulos endógenos e exógenos.
Poderá, eventualmente, não haver a exteriorização de todo esse trabalho. Por falta de tempo disponível, por falta de capacidade de concentração face a outros estímulos, até mesmo porque, no momento, não nos percebemos que estamos com a mente a trabalhar.
Mas estamos. Sempre!
Por vezes basta um pequeno quebrar de rotinas ou um pequeno regresso a rotinas, para que o “material” armazenado possa sair. Ou ao ritmo do costume, ou de supetão, como se não houvesse mais espaço de arquivo no interior.
O que pode, temporariamente, ser mais difícil é a oportunidade de exteriorizar. Mas a produção de ideias acontece sempre.

Na caça chamam-lhe “defeso”, na agricultura “pousio”, eu gosto de lhe chamar, entre outros, o carregar baterias.

By me

Sem comentários: