segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Princípios



Eu não viajo de avião. Definitivamente.
Não que tenha medo, nem pouco mais ou menos. Aliás, falta-me apenas andar num ultra-ligeiro, num caça militar e num helicóptero para ter a colecção completa. E é divertido constatar como o homem é capaz de vencer as leis da natureza, usando-as em seu proveito, e andar lá pelos ares.
Eu não viajo de avião porque não quero ser insultado.
Na minha cartilha todas as pessoas são consideradas inocentes até prova em contrário. Na sociedade securitária e vigilante, todos as pessoas são consideradas possíveis terroristas com vontade de derrubar aviões e terão que mostrar, através das identificações e revistas de bagagem e corporais que não tencionam fazê-lo. As autoridades consideram todos culpados até prova em contrário.
Não é a minha forma de me relacionar com o mundo e não aceito ser assim tratado!
E se esta minha posição me impede de ir a alguns locais (muitos) no mundo, paciência. Há muitos outros, belos e interessantes, que não implicam aviões.

De igual modo não fotografo desconhecidos sem seu consentimento. Não vou impor a terceiros as minhas atitudes e desejos de troféus fotográficos, obrigando-os a terem que se pronunciar contra esse meu acto. A minha vontade não se sobrepõe aos demais.
Ao invés, trato de saber se o posso fazer e apenas nessas circunstâncias dou ao gatilho. Parto do princípio que a vontade do outro sobre si mesmo é mais importante que a minha vontade sobre ele. Tal como o contrário é verdade.
Não quero ter que contestar os actos de terceiros sobre mim. A minha vontade e decisão é mais importante.
Donde: ou há consentimento prévio ou não há fotografia.
E se isso me impede de fazer algumas imagens bonitas ou mesmo originais, não me preocupo. O mundo está cheio de locais, luzes e pessoas que poderei fotografar sem agredir o menosprezar as suas vontades.



É que, na vida, temos que ter princípios e regermo-nos por eles. Que quando abdicamos dos princípios estamos no fim. No fim da nossa própria liberdade de acção e decisão.

By me

Sem comentários: