quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Boas e más decisões



Decidiu, e bem, o governo pela inclusão da RTP3 e da RTP Memória na TDT. A partir de 1 de Dezembro.
É uma boa decisão e só peca por tardia.
Isto porque não faz sentido que a estação de rádio de televisão pública produza conteúdos que só quem tenha contratos com distribuidores de sinal possam ver.
Por outras palavras, não faz sentido que aquilo que é público e pago por todos os cidadãos através da contribuição audiovisual, incluída na factura da energia, esteja restrito a apenas alguns e não acessível a todos que a pagam.
É uma boa decisão.
Já não é tão boa a decisão governamental, inclusa no projecto de orçamento do estado para 2017, que essa mesma contribuição do audiovisual, destinada a financiar directamente a rádio e a televisão pública, passe a ser entregue pelas entidades que a cobram ao estado. E só depois este, que a inclui no seu orçamento, a entrega a quem se destina.
E já não é tão boa a decisão porque o estado, partidarizado como é, dependente de decisões ideológicas, pode gerir o que recebe das empresas de energia como entender: atrasar a sua entrega ao utilizador final, cativá-lo, não pagar em nome de interesses superiores…
Por outras palavras, pode o governo (seja ele qual for) governamentalizar os recursos de uma empresa pública, condicionando o seu funcionamento e futuro aos interesses partidários de quem estiver no poder. Comprometendo a independência que se quer total da RTP. Rádio e televisão.
Deveria o actual governo aprender com o passado e evitar cometer erros que sabemos terem sido quase catastróficos para a rádio e televisão pública.

A menos que haja interesse nisso mesmo!

By me

Sem comentários: