sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Absurdos



Entre a estação do Oriente e o C.C. Vasco da gama, em Lisboa, um evento comercial.
Uma tenda toda modernaça a promover os carros movidos a energia eléctrica da marca Nissan. E, por muito interessantes e verdes que possam ser, trata-se de uma promoção comercial.
A primeira coisa que estranhei foi a tenda e toda a demais instalação estar a ser alimentada por energia fornecida por um gerador a disel, ali perto arrumado. Trifásico, saiba-se. E, no mínimo, caricata a contradição.
Estava eu entretido a fazer os meus registos lúmicos de tal contradição e sou abordado por um fulano, todo sorrisos industriais que, acompanhado por um segurança privado, queria saber o que estava eu a fotografar.
Lá lhe contei e ele explicou-me que, sendo o director do evento, não tinha conseguido da gare do oriente um ponto de energia, sendo obrigado a recorrer ao gerador. E trocámos mais umas de circunstância até ter chegado um segundo segurança, bem mais encorpado. Conversaram os três até que se afastaram para irem falar com os funcionários municipais que estavam na biblioteca itinerante, parada no sítio do costume.
Conversa, conversa, conversa, e a carrinha mudou de lugar, uns bons cinquenta metros ao lado. E eu não gostei que a cultura fosse corrida pelo comércio, mesmo que tenha pago à gare do oriente, que tenha pago ao agente de trânsito da PSP, que tenha pago lugares de estacionamento em regra livres para os cidadãos…
Usando do meu nariz comprido, fui meter conversa com os bibliotecários ambulantes, tentando saber que argumentos tinham sido usados para os convencer a mudar de pois.
“Não fomos convencidos: recebemos ordens!”
“Da câmara?”, ainda perguntei.
“Não! Daqueles tipos.”, e apontou genericamente para o evento, para os seguranças, para o pasma…
Tudo isto a acontecer de permeio com o peditório da AMI, a venda de objectos “úteis” por parte da associação os adeptos do sonho, o outro peditório do projecto nós ajudamos, as três carrinhas do corpo de intervenção da PSP e dos seus talvez dez agentes armados até aos dentes com metralhadoras e shotguns, as oito testemunhas de jeová que ali estavam esperando serem abordadas, o entregador de pizzas e a multidão indo ou vindo do centro comercial.


Algo de muito errado se passa por cá!

By me

Sem comentários: