domingo, 14 de agosto de 2016

Heróis acidentais

Há um filme, cujo enredo não afianço já que na minha memória se confundem três distintos, cujo nome é bem apelativo: “herói acidental”.
O que tem graça neste título é que todos nós conhecemos inúmeros “heróis acidentais”. Cada um de deles, às mãos-cheias pela rua, é um herói à sua medida: aquilo que dá ou que faz é na exacta proporção da sua capacidade. E, na sua escala, aquilo que dá ou faz é um acto de abnegação ou heroísmo.
Tomamos como grandes, como dignos de nota, os que fazem grande actos, mediatizados, envolvendo risco físico ou não. E gostamos de saber que há quem o faça, usando-os por exemplo.
Mas aqueles pequenos actos de heroísmo anónimo, como o ceder o último lugar sentado no autocarro, já depois de um dia de trabalho, porque o saco dele parece ser mais pesado que o nosso, ou o catraio que desata a correr assim que chegamos à porta, porque a mãe vai lá ao fundo mas ele ficou a segurar a porta para que pudéssemos passar, ou aquela empregada de café que, sem que o patrão o saiba, todos os dias oferece a sopa àquele viúvo reformado que lá vai buscar o jantar, ou…

São tantos os heróis, acidentais ou não, anónimos, destemidos e tímidos, que os media ignoram, que ainda não percebi porque não lhes ergueram uma estátua algures, num local bem visível e a servir de exemplo aos demais.
.

Sem comentários: