quarta-feira, 6 de julho de 2016

Acção e reacção



Há cinco anos (para ser rigoroso no dia 17 de Julho de 2011) fiz esta fotografia.
Tratava-se de uma livraria e editora livreira que se encontrava em muito más condições económicas e em sérios riscos de encerrar.
Foi esta fotografia, junto com a de uma padaria encerrada, que deram origem a um conjunto alargado de fotografias que tenho por aí.
Ontem estive nesta livraria. Depois de ter optado por um livro deixei-me ficar à conversa. Que acabou por recair sobre o mundo do negócio livreiro, de como está complicado, de como os alfarrabistas lhes retiram clientes, de como as grandes superfícies lhes retiram clientes, de como os larápios actuam, de como as coisas correm mal…
A dado passo recordei este mesmo aviso e comentei que o havia visto e fotografado. A resposta foi lapidar:
“Ah sim, isso foi no tempo em que isto estava minado de comunistas e bloquistas. Mas já corremos com eles, felizmente.”
Eu diria que cada um opina e age sobre as questões políticas e partidárias como entende. Tal como eu. E ouvir dizer que se correu com gente porque pensa ou age de acordo com um dado partido político não é, na minha opinião, sinal de tolerância ou respeito.
Não serei eu que irei corrigir ou forçar a alterar as opiniões desta senhora. Mas também não me apetece lá voltar a gastar do pouco dinheiro que possuo.
Ficou-me apenas debaixo de olho uma edição de autor, quase catálogo, de um fotógrafo português, cujo nome não fixei mas cujo trabalho de nus com sombra e luz me cativou. Mas não o preço.
Não sei se lá voltarei.


Mau feitio, que querem.

By me 

Sem comentários: