terça-feira, 7 de junho de 2016

Vendo exposições

Foi um comentário que deixei a um companheiro destas coisas de fotografia.
Mas como o entendo por válido, mesmo fora do contexto para que foi escrito, aqui fica:

“Sou um “chato” a ver exposições e, em geral, preferem não vir comigo.
Faço, no mínimo, duas rondas pelos objectos expostos, fotografias ou outras.
Numa primeira, nada de informação adicional para além da obra em si. Faço questão que fale comigo, que eu faça uma interpretação do que vejo sem que quaisquer textos ou explicações condicionem os meus sentidos.
Depois faço uma segunda volta, desta feita de folheto ou guia na mão, parando para ver as legendas se existirem, e comparando as minhas próprias sensações anteriores com aqueles que resultam do somatório do que está exposto com o que está escrito.
Em havendo tempo, faço uma terceira ronda. Desta feita selectiva. Passo por alto as obras que pouco me disseram na primeira e na segunda e vou “degustar” “com os sentidos todos as que me de facto agradaram.

Não sou boa companhia para ver exposições. “

By me

Sem comentários: