terça-feira, 17 de maio de 2016

O quarto poder



Diz o título da notícia:
“Três advogados detidos por suspeita de raptar empresário em Braga”

Pergunto, desde logo, qual a relevância de serem advogados? Será que ser advogado dá algum estatuto especial, quer de inocência, quer de culpabilidade, quer de notoriedade?
Em seguida, e lendo o corpo da notícia, são dados os nomes dos detidos. De alguns dos detidos. Dos advogados. Suspeitos de rapto e assassínio.
Leia-se suspeitos. Não acusados nem culpados. Suspeitos.
Se a justiça vier a provar que são inocentes (e não sei se são ou se não são) ficará para sempre o nome de cada um escarrapachado nos jornais e respectivos arquivos. Que não acredito que os mesmos jornais que agora assim relatam os nomes de suspeitos amanhã venham com o mesmo vigor afirmar que estão inocentes.

A displicência com que se fazem acusações nos jornais, com nomes de suspeitos sem prova produzida, os exibir profissões ou características particulares de origem como se alguma delas fosse por si só motivo de notícia, a inconsequência com que os jornais lidam com a vida de cidadãos apenas porque há suspeitas…

Sendo o jornalismo importante na sociedade actual, a sua isenção de responsabilidade naquilo que relata torna o “quarto poder” no pior que a sociedade actual possui!

By me

Sem comentários: