quinta-feira, 14 de abril de 2016

Semânticas



Ainda não percebi porque raio se terá que dizer “porta mal fechada” no lugar de se dizer “porta mal aberta”.
Tal como nunca percebi se uma porta deve estar fechada, para impedir a passagem, ou se deve estar aberta, para facilitar a passagem.

Dir-me-ão que é uma mera questão de semântica. Talvez seja. Mas as palavras que usamos para falar ou tão só para pensar condicionam o nosso comportamento. Individual, inter-pessoal, grupal.
E havíeis de ter visto o brilho intenso daquele rapaz, de talvez 16 anos, quando lhe expliquei a diferença entre “tirar” uma fotografia e “fazer” uma fotografia, bem como a questão dos significados positivos ou negativos que as palavras têm. E de que modo elas nos levam a criar coisas novas ou apenas a repetir o que já foi feito.
Quando me apercebi que, mais que entender a questão, estava entusiasmado com a descoberta, fui mais longe: encarreguei-o de explicar o conceito aos colegas de turma.
“Mas como????”, perguntou-me.
“Não sei. Tu é que vais falar, não sou eu. Inventa. Cria!”
O sorriso naquele rosto, o intenso brilho daqueles olhos, compensaram em pleno o início do dia, que havia sido de conflito. Não duvido que o fará e que será convincente.


By me

Sem comentários: