terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Mysterious Lady #2



É verdade que sim: todos nós que fazemos fotografia temos abordagens que preferimos ao fotografar alguém.
Uma das nossas opções é o posicionamento do fotografado perante o eixo da objectiva. De frente? Para a esquerda? Para a direita? Muito acentuado esse ângulo? Nem tanto? Só o rosto? Corpo e rosto?
Há inúmeras combinações possíveis, umas em função das preferências do fotógrafo, outras em função das características do fotografado.
Mas… e quando nós não influímos nessa pose e é o fotografado que decide?
Mais frontal ou mais sobre um lado? E qual lado?

Eu tenho uma resposta estatística, resultado de talvez um milhar de imagens, todas com a mesma escala, em que foi deixado ao ou aos fotografados essa escolha.
Tal como tenho uma explicação para o que constatei. Será uma explicação especulativa, mas foi a que encontrei baseada nos comportamentos humanos e suas interacções.

Não vos deixar aqui as minhas conclusões. Pelo menos não agora.
Melhor, bem melhor, que a minha opinião, será a vossa.

Fiquem a pensar na coisa e lá mais para o fim da semana cá voltarei a para dizer o que penso.

By me

Sem comentários: