segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Hoje



Saiba-se:
Hoje é A Véspera. O dia que antecede o Dia Importante. Ou, se preferirem, o dia que antecede a Noite Importante.
Refiro-me, entenda-se, ao Solstício de Inverno.
A próxima noite, de 21 para 22 de Dezembro, será a mais longa do ano. E o momento astronómico que lhe está na origem acontecerá por volta das quatro e pouco da madrugada.
Já ninguém recorda esta data. Ou quase ninguém. Os dias em que a duração do dia e da noite mudam para maior ou para menor, em que convencionámos serem os inícios das estações, que aprendemos na escola… já ninguém recorda.
Fica-nos, antes sim, as comemorações de um nascimento, que talvez nem tenha acontecido neste dia ou no ano referido, fica-nos o sermos “bonzinhos” por um curto período, fica-nos a ânsia do consumismo fútil, da mesa farta e do convívio hipócrita.
Mas esta data, celebrada desde tempos imemoriais, que implicaram mesmo um esforço descomunal na construção de monumento megalíticos, observada e respeitada ano após ano, milénio após milénio… já ninguém recorda.

Por mim, que nada decido sobre o destino dos Homens, se o fizesse decretaria estes quatro dias como sendo feriados mundiais.
Que os Equinócios e os Solstícios, bem mais que nascimentos, guerras ou mortes, demonstram o quão importante é o universo, no seu equilíbrio e evolução.

O resto? Efemérides que cairão no olvido, como Zeus, Amon ou Odin.

By me 

Sem comentários: