quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Defeso



Surgiu naturalmente, vinda do fundo a memória.
Nas voltas da vida tropeço em alguém que não via há uns tempos valentes. Alguém que leva a fotografia a sério, tanto por gosto como por ganha-pão, de mistura com intervenção social e voluntariado.
Depois das saudações e do recordar outros tempos, perguntei-lhe que projecto teria entre mãos, sabendo que tanto elas como a cabeça estão sempre a trabalhar.
Disse-me que a vida dá muitas voltas, que os rendimentos da fotografia são o que sabemos e que tinha surgido um outro projecto, em nada relacionado com a imagem, que lhe estava a ocupar a mente e o tempo por inteiro. E que a fotografia estava parada por uns tempos, à espera de melhores e mais livres dias.
Vindo daquele espaço que medeia entre dois neurónios, atirei um "Estás em periodo de defeso!", acompanhado de um sorriso irónico.
Mas, de seguida, parámos os dois e chegámos à conclusão que estamos de acordo:
Os "Periodos de defeso" na criatividade são tão ou mais importantes que o pôr em prática o que nos vai na alma.
São tempos de nem pensar, deixando que o espírito se arrume sózinho ao mesmo tempo que vai absorvendo o que nos rodeia, sem filtros ou objectivos. Depois...
Depois vem um dia em que acordamos de um sono reparador, olhamos o mundo e dizemos: "Estou outra vez pronto!"
Este fim (ou início) de ciclo produtivo não me é estranho. Acontece-me de quando em vez, sem periocidade constatavel ou durações previstas. Por vezes surge na sequência de um vazio interior, outras porque estímulos externos me ocupam a mente por inteiro, outras ainda por nenhuma razão aparente.
Mas certo é que após cada um desses periodos de defeso o que faço faço-o com mais alegria, energia e satisfação no resultado. Por vezes mesmo seguindo outras linhas do pensar/fazer.

Para aqueles que acham que o que estão a fazer se tornou numa rotina, sem mudanças ou inovações na criatividade, usando de soluções ou fórmulas mais que batidas e conhecidas de cor, recomendo um periodo de defeso. Ou, e comparando com a natureza, um hibernar para despertar numa primavera interior.

By me

Sem comentários: