domingo, 11 de outubro de 2015

Santinho



Estamos a chegar àquela época em que, e para além do sempiterno “bom-dia” e da pergunta clássica e também inútil “Como estás?”, aquilo que mais ouvimos é “saúde!” ou “santinho!”.
Isto se esquecermos todos os apodos e impropérios gritados ou sussurrados sobre a crise e os governantes.
Estou em crer que todos saberão, ou imaginarão, o porquê da expressão “saúde”. No fim de contas, um espirro é sinal de doença, existente ou a caminho, e desejamos a que espirra que tenha saúde. É bonito e coloquial.
Mas sei que a esmagadora maioria das pessoas nem desconfia o porquê de dizermos “santinho”. Sei-o porque, volta e meia, questiono aqui e ali e ninguém me sabe responder.
A explicação foi-me dada por uma antiga, que o terá ouvido de um antigo, que por sua vez o terá aprendido de um antigo… A explicação corre na família há, pelo menos, umas duas centenas de anos e nada se faz supor que esteja errada.
Pois acreditavam os antigos, os muito antigos, que em espirrando, a alma ficaria aberta e que poderia entrar um diabo ou um santo. A frase bem antiga original seria, tal como a soube, “que seja um santinho a entrar!”.
Mais tarde reduzida a “que seja um santinho!”.
E encurtada para o que hoje conhecemos: “Santinho!”
O que acaba por ter alguma graça, e excluindo a crença nos santos e diabos, é que os espirros acontecem maioritariamente em consequência de constipações e as secreções que expelimos com eles são provenientes do crânio. Exactamente onde ficará alojada a tal de “alma”, que poderia ser atacada ou protegida por um diabo ou um santinho.


A sabedoria dos antigos, mesmo que embrulhada em crendices ou superstições, é imensa! Menospreza-la ou ignora-la só porque a ciência de hoje existe, é deitar fora uns milénios de cultura.

By me 

Sem comentários: