terça-feira, 11 de agosto de 2015

O fogo que extravasa



Esta imagem é parte da capa do jornal “Correio da manhã” de hoje, 11 de Agosto.
As duas principais notícias são estas: “Sócrates vende casa a visto gold” e “Inferno de chamas ameaça casas”.
Será interessante constatar como as chamas da segunda notícia se espraiam sobre o título de primeira, acima. Mais ainda: as letras da segunda assemelham-se ao fundo sobre o qual estão impressas (vermelhos e laranjas), enquanto as da primeira contrastam ao limite com o fundo (preto sobre branco).
Ver que a imagem se espraia para além dos limites convencionais da fotografia é sempre bom. Quebra as rotinas e convenções, aumenta o dinamismo, atrai as atenções. Ver que esse mesmo sair dos limites se estenda sobre os assuntos limítrofes faz sentido se existirem ligações directas entre ambos.
Neste caso, não creio que tenha sido por acaso nem ausente de significados esconsos, o assim ligar dois assuntos tão díspares. Talvez que não faça grande diferença para quem compre o jornal e leia as notícias, mas para quem apenas “vê as gordas”, no café ou nos escaparates, a ligação íntima entre a fotografia de baixo e o título de cima é impossível de ignorar, ficando a mensagem gravada na mente, mesmo que disso não nos apercebamos.

A menos que sejamos cépticos perante os media e saibamos ler para além das letras e imagens que nos fornecem.

By me

Sem comentários: