domingo, 28 de junho de 2015

Tralhas





Há uns anos valentes fui chamado de urgência à escola onde tinha trabalhado.
Havia uma turma, vinda inteirinha de outra escola mandada fechar pelo ministério, que estava anormalmente mal preparada e haveria que fazer algo para a melhorar. Algo fora do normal que permitisse aos alunos recuperar tempo perdido.
Ponderadas as diversas possibilidades, juntei uma “task force” de professores e avançámos para um trabalho de ficção. Os conteúdos a aprender surgiriam no decurso do trabalho orientado e à medida das dúvidas e dificuldades.
Acabámos por optar por um texto de algo que então estava em voga televisivamente: “As lições do menino Tonecas”. Nos textos originais, escritos por Oliveira Cosme havia mais meio século, alguns não aconteciam na sala de aula e escolhemos o que se passava numa barbearia.
Permitia isto diversos espaços cénicos num só lugar, vários intérpretes e várias marcações de actores, implicando o recurso a diversas técnicas de captação, tanto de som como de imagem e iluminação com uma só câmara. E as respectivas técnicas de edição posterior.
Concebeu-se um cenário minimalista no estúdio da escola, mas respeitando o conceito de barbearia e de acordo com o texto, e tratei de encontrar os adereços necessários à acção e ao seu complemento.
Recordo que o mais difícil de encontrar foi uma navalha de barba. Não queria eu colocar nas mãos daqueles jovens uma navalha real. Como se imagina, a possibilidade de um acidente era demasiado elevada para que corresse esse risco. Mas acabei por encontrar uma, nas mãos de um velho profissional de teatro, que sendo real tinha-lhe sido retirado o gume. Sem perigo, portanto.
Ainda tenho aqui por casa alguns dos que tive que então fabricar, como os frascos do álcool e do pó de talco, com rótulos inventados como se da época se tratassem. Tal como o lápis hemóstatico, o “Cutolinie”, usado para estancar o sangue nos cortes do fazer a barba, (coisa que é sabido eu não usar). E mais isto e aquilo que o texto pedia ou que os alunos sugeriram.
Aquilo de que não nos lembrámos (ou se lembrámos não encontrámos, já não me recordo) foi uma tesoira destas. Vital num barbeiro que se preze, pelo menos desde que me lembro de ir ao barbeiro, que também é coisa que não faço há muito.
Pois imagine-se a cara daquele senhora chinesa, mal falando e percebendo português, quando entrei na sua loja um destes dias e lhe disse que queria esta tesoira. Olhou para mim e para a embalagem no expositor umas duas ou três vezes antes de se decidir a vender-ma. A preço de loja chinesa, entenda-se.
Pois se um dia tiver que avançar com um projecto semelhante, esta já cá canta, tal como a navalha de barba, que entretanto também encontrei, mas a que ainda não tirei o gume.
Tralhas aqui de casa!


Nota fotográfica adicional: O complicado ao fotografar objectos metálicos polidos é fazer com que os reflexos, em regra incómodos e a evitar, trabalhem em nosso favor, mostrando o material que estamos a fotografar e a eventual ausência de textura da sua superfície.

By me

Sem comentários: