sábado, 23 de maio de 2015

Em profundidade






ou: Na falta dela

Somos todos semente. Sempre por germinar. E aqueles que acham que não, que mostrem lá a força da sua galhada.
Claro que todos, de uma forma ou de outra, encontrámos as nossas próprias fórmulas resolventes perante aquilo que queremos fotografar. E sendo certo que não há apenas uma fórmula, conhecer as dos outros leva-nos a estádios mais avançados.
É por isso que participo em grupos e fóruns: aprender um nico mais todos os dias com as opiniões e trabalhos de outros. E não há falsas modéstias aqui: no dia em que eu achar que não tenho para aprender, seja com quem for, será o dia em que tudo terei para aprender, começando desde logo por mim mesmo.
Até porque a partilha de experiências, mais técnicas ou mais subjectivas, tem várias vantagens.
Se, por um lado, pode servir para que outros emitam opinião sobre o que fazemos, serve de incentivo a que outros também se partilhem, sem competições ou conceitos arrogantes de “eu sou bom”.
Que é o que acontece em torno de uma mesa de café: todos por igual, cada um contribuindo com o que pode, para benefício de todos.
Mas talvez que esta abordagem ao conhecimento seja “politicamente incorrecta”, numa sociedade que, e cada vez mais, se pauta pela competitividade e o “salve-se quem puder”.

By me

Sem comentários: