sábado, 18 de abril de 2015

O protesto





Esta fotografia foi descaradamente roubada da net.
Do sítio de onde a roubei, podem ser lidos um montão de comentários escandalizados sobre o que se vê. E quero fazer coro com as opiniões de protesto. A sério!

Nada que se prenda com a utilização de radar para controlo de velocidades. Afinal, toda a gente que conduz um carro aprendeu o código da estrada e nele consta a obrigatoriedade de cumprir os limites de velocidade. Tantos os genéricos como os localmente indicados.
Quem se escandaliza com as sanções aos prevaricadores também se deverá escandalizar com as penas aplicadas por outras infracções aos códigos e leis existentes: roubo, estupro, assassínio… Não é por ser uma infracção “pequena” que a transforma em “não-infracção”!

O meu protesto vai em duas outras direcções.
Por um lado por se entender que é mais importante esconder um aparelho destes que manter fechado o contentor do lixo. Ao que sei é uma infracção às posturas municipais o deixar ao ar livre lixo e dejectos, contaminando com isso o ar que respiramos e o solo que pisamos. Os agentes da autoridade que o fizeram deveriam ser punidos por atentado à salubridade pública.

Por outro, e bem mais grave, a utilização de tal tripé para tal função!
Trata-se de um tripé da marca Gitzo, das melhores existentes para efeitos fotográficos. Na sua robustez, na sua versatilidade, no facto de todas as peças poderem ser reparadas e lubrificadas…
É um atentado à nobre arte da fotografia usar tal tripé para tal efeito.

Nota extra: este protesto fotográfico em nada se prende com o facto de ter possuído um tripé igual a este e de agora possuir um outro, mais pequeno, da mesma marca.
Em termos de versatilidade e robustez só lhe conheço um rival – os Benbo -  mas sou suspeito: possuo um também.

By me

Sem comentários: