sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Um olhar - Sofia





Tenho para mim, e que me perdoem os que seriamente discordem da minha opinião, que chamar de “ciência” à psicologia é um disparate.
Uma ciência baseia-se em certezas, postulados, fórmulas testadas e demonstradas, ao mesmo tempo que é uma busca de novas soluções ou respostas.
Mas o relacionamento tem de tudo menos de ciência. É que, à medida que vamos dividindo a Humanidade em grupos e subgrupos de comportamento padrão, acabamos, invariavelmente, por constatar que cada indivíduo tem o seu próprio comportamento, acções e reacções, motivações, que diferem de todos os outros. O mais que se pode dizer é que há comportamentos ou reacções mais ou menos comuns, que, genericamente, este ou aquele grupo ou subgrupo funciona mais ou menos de um modo regular e previsível. Mas a possibilidade de erro nessa afirmação existe e não é desprezível.
Assim, ao lidar com alguém, esqueçam-se as regras ou etiquetas, as fórmulas generalizadas. Mande-se um isco e aja-se em função da reacção, mande-se novo isco para nova adaptação até que, finalmente, se se encontrará a forma correcta de lidar com (ou antecipar) os comportamentos de alguém.
Ciência? Muito pouco! Empirismo ou palpite? Muito, ajudado por uma grande capacidade de adaptação.

Prova prática disto é o meu projecto “Oldfashion”, terminado que está no tocante ao trabalho de campo.
Não quis pedir a ninguém para ser fotografado. Isso subverteria o objecto de estudo. Donde, para que a fotografia acontecesse, haveria que captar a atenção, no caso pela surpresa. E, em função de como essa surpresa se manifestasse, alimentá-la e à curiosidade até se transformar em vontade de ser fotografado. E o respectivo pedido. Tenho um pouco mais de 1200 fotografias em três anos para atestar a validade do que digo.
Outra demonstração prática é a minha colecção “Um olhar”.
Não é mesmo nada fácil convencer um estranho ou semi-estranho a deixar-se fotografar assim. A proximidade física que este tipo de fotografia implica, a quase agressão de uma grande objectiva apontada de perto à cara, o facto de serem os olhos o assunto focado (os olhos, o tal espelho da alma, que tantos segredos podem atraiçoar…), tudo isto quase que garante uma recusa por parte de um desconhecido. Então, como o faço?
Bem, começando pelo meu próprio aspecto que, não sendo convencional, faz parte do tal elemento de surpresa; depois, garantir previamente que a pessoa a fotografar está de bom-humor e sem pressas; assegurar também que o ambiente circundante não é de molde a provocar embaraços ou vergonha. Recorrer a frases ou expressões diferentes que, pela sua originalidade ou por serem tão “frases-feitas” ou ditados populares, provoquem um sorriso. E, em este vindo, metade da abordagem está garantida. Resta um pouco de alimentar o ego ao modelo, assumir uma atitude humilde, acrescida de um niquinho de cumplicidade, mais formal, mais marota ou mais filosófica, e a coisa acontece.
Sempre? Nem pouco mais ou menos! Volta e meia lá aparece alguém que, logo de início, recusa terminantemente, ou que me deixa usar de todo o meu “charme” e arsenal de argumentos e, no fim, sorridentemente, me diz que não. Por vezes com uma justificação, outras nem isso.
E eu, não ficando com a fotografia, fico mais rico porque aprendo mais qualquer coisa: senão o como fazer, pelo menos o como não fazer.
Eu disse no início que a psicologia não é uma ciência? Lamento! Enganei-me. É uma ciência e bem complexa! E o que ela tem de mais difícil é que nunca se acaba de praticar e de aprender, todos os dias e em todas as circunstâncias.
E um fotógrafo, além do domínio das técnicas e de algum jeito com as estéticas, tem que saber de psicologia prática para conseguir trabalhar com os seus modelos.
E eu tenho muito que aprender!
 

By me

Sem comentários: