sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

O livro





Há quase dois meses e meio pus-me em campo para encontrar um livro.
Coisa simples, pensava eu. Um livrinho, de banda desenha, da minha meninice e que havia aos montes então.
Havia, que nos tempos que correm é particularmente difícil de encontrar. Fiquei a saber, num dos muitos alfarrabistas que percorri, que há uma apetência especial por esta colecção, em particular com este herói.
Mas sou teimoso e fui procurando até que encontro um alfarrabista que me disse não ter o que eu queria, mas que sabia onde encontrar. Que fosse passando. Fui.
Vieram as festas e, visto também que a loja não me fica em caminho, deixei de lá ir amiúde. Até hoje.
Reconheceu-me. Ele e dois outros clientes que por lá estavam e que, deduzo eu, estão lá por sistema.
E tinha-o.
Entregou-mo, com a desculpa de não estar tão em bom estado como ele gostaria, mas foi o que pôde encontrar. E, aparentemente, haverá um outro a caminho.
Conversa vai, conversa vem, e descubro que tinha por lá um outro que me interessava. Fiquei logo com ele na mão. E, tal como tinha contado a razão de querer o primeiro, para enviar bem para longe, para o outro lado do mundo, também contei a história deste. Que havia comprado um exemplar deste outro, em França há muito, ainda antes de ter saído por cá. Manias, gostos e oportunidades.
Quando fui pelo pagamento (sabia a previsão do primeiro, não havia perguntado do segundo) fiquei de boca aberta:
Preço especial para o segundo, que é para mim, oferta do outro, que é para eu ofertar a longa distância.
Claro que se não fosse já cliente, passaria a sê-lo, com um especial agradecimento pela atitude.

Não tenho também dúvidas que aquilo que fazemos na vida nos regressa ao colo, quando menos esperamos e da melhor forma.

Nota extra sobre a fotografia:
Feita e encenada para contar este episódio, é mais um exemplo do quanto e como eu gosto e prefiro escolher uma fonte de luz “principal” do lado de lá da objectiva. O restante é o estritamente necessário para que o que está virado para a objectiva tenha leitura, dentro do conceito de ambiência criada.
No caso específico, uma relação lúmica de 1:4 na cara.

By me

Sem comentários: