terça-feira, 23 de setembro de 2014

Troféus



Uma ocasião, na escola onde dei aulas, surgiu um imprevisto.
Por um erro das agendas ou desatenção algures, duas professoras vindas de um país nórdico, e que vinham visitar a escola no âmbito de um programa de intercâmbio, apareceram um dia mais cedo.
A direcção não estava preparada com disponibilidade para lhes fazer as honras à casa e, por sorte ou por azar, acabei por ficar eu com o encargo. Mas sem interromper as aulas que tinha.
Fiquei à toa. Que fazer? Não é fácil atrapalhar-me, mas a coisa era complicada. Até por causa da língua.
Acabei por as levar comigo para uma turma. Assistiriam a uma das aulas (duas horas) e ficariam a saber como funcionávamos ali.
Mas ficarem de parte, apenas a assistir não era coisa simpática. Nem para elas, nem para os alunos, nem para mim.
Alterei o programado, avancei com outros conteúdos e fi-las participar na aula, teórica e prática, misturadas com os demais alunos, alternando entre as explicações para a geral em português com algumas coisas em inglês. Indo um pouco mais longe, coloquei alguns deles a explicarem-lhes este ou aquele assunto que serviria de base para os trabalhos do dia.
Com a tolerância recíproca entre todos, até que nem correu muito mal. Mas suspeito que todos suspirámos de alívio quando acabou. Pelo menos assim aconteceu comigo, que foi um petisco e peras.
Quando, uns dois ou três dias depois, a sua visita terminou, procuram-me.
Tinham elas para me entregar um objecto do seu país, que costuma ser colocado no cimo das casas aquando da sua construção e em atingindo o telhado ou viga mestra.
Traziam o encargo de o entregar à escola mas tinham decidido fazê-lo a mim, pela forma como as tinha recebido, esquecendo protocolos e integrando-as nas actividades lectivas daquele jeito.
Fiquei de cara à banda e tentei passar a distinção para a escola, que afinal é o resultado de todos os que lá trabalhamos – alunos, professores e não professores. Talvez que se alguém o merecesse mesmo tivessem tido os alunos, que as souberam receber tão bem no seu seio.
Insistiram e insistiram e acabei por aceitar, meio acanhado, que não sou destas coisas.
Mas está aqui em casa, na parede e em lugar de destaque.

Um daqueles troféus que ganhamos apenas por sermos o que somos e sem entrarmos em competições.

By me 

Sem comentários: