quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Trens



Em momentos de calmaria, costumávamos entretermo-nos com uma versão “low-cost” (não se usava o termo então) do jogo “Master Mind”.
Recordam-se dele? Aquele jogo em que eram criados códigos secretos de cores com cinco pinos e tínhamos que adivinhar o código do adversário.
Apresentávamos uma chave e ele respondia quantas estavam certas no lugar certo e quantas certas mas no lugar errado.
Esgotava esse jogo nas lojas, tal era a moda.
Mas nós, nas pausas do trabalho, não tínhamos isso connosco. Usávamos então uma outra versão, em papel. A ecologia não é um termo novo e usávamos as partes de trás em branco de folhas já impressas.
A diferença com o original é que em vez de códigos de cores usávamos letras. E tínhamos a obrigação de usar termos existentes na língua portuguesa. Também com cinco letras.
Pois esta que aqui vedes é a única, que saibamos, que tem cinco letras mas apenas uma única vogal: Trens.
Claro que era o trunfo a usar com jogadores novatos mas cheios de prosápia, que achavam que era chegar e ganhar logo. A nós, batidos que estávamos na coisa. Ficavam logo de crista murcha.
Claro que a imaginação não tem limites e usávamos de outras estratégias para os tempos mortos. Como fosse jogar chinquilho com medalhas comemorativas, usando como pinos cargas terminais de 75 ohms. Ou xadrez com quatro tabuleiros sobrepostos, com o mesmo número e tipo de peças, objectivos e tipo de movimentos, mas também na vertical.

Mas desafio qualquer um a encontrar uma outra palavra que cumpra os requisitos: ser portuguesa, ter cinco letras e só possuir uma vogal.

By me 

Sem comentários: