sábado, 6 de setembro de 2014

Tirei-lhe o chapéu



A composição chegou a este mesmo cais na hora prevista, como de costume que os horários andam a ser cumpridos e, sendo sábado, ainda mais.
As portas abriram-se e quem quis sair saiu. Eu quis e saí.
E quem quis entrar e ali estava, entrou, como de costume.
Como de costume, o revisor deu sinal ao maquinista, o comboio apitou e ouviu-se o silvo do fechar de portas.
E eu, que não tinha pressa, tinha acendido um cigarro e observava aquilo que sabia que era normal acontecer.
O que já não foi normal foi surgir uma senhora, de idade e com alguma dificuldade em se mexer, mesmo ao cimo das escadas e perguntar em tom alto mas já desanimado:
“Este é o comboio que vai para o Rossio?”
Foi quase que um coro, os que de nós, que ainda ali estávamos, que respondemos que sim, mas com igual desânimo, que viramos e ouviramos as portas a fecharem-se.
Mas nem todas! Aquela de onde o revisor havia dado o sinal de partida ainda estava aberta, com ele entre portas, que não havia tirado a chave de comando. E gritou ele, daquela porta que distava ainda uns bons vinte metros porque na outra carruagem:
“É este, sim! Venha!”
E ficou ali, mantendo a porta aberta, meio com a chave, meio com o pé a bloqueá-la.
Tentou a senhora correr, ainda que não conseguisse, e acabou por embarcar nessa única porta ainda aberta.
Fechou-se e o comboio partiu.
Fiquei eu, com o cigarro dependurado dos lábios, acompanhando com os olhos a porta onde ela tinha entrado e onde ele tinha estado. Quando, no seu movimento ainda lento, passou por mim, o meu olhar cruzou-se com o do revisor e, rapidamente, descobri-me tirando-lhe o chapéu.
Do outro lado do vidro da porta, ele sorriu-me e virou-se para dentro. Não sei que mais fez ele, levado pelo comboio suburbano num sábado de manhã.
Por mim, e para além de o ter saudado e agradecido, fiz o registo do lugar onde, num sábado banal, algo de bom e nada banal, aconteceu.

Viva quem faz!

By me

Sem comentários: