quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Em torno de uma fotografia



Esta é uma fotografia feita ontem para acompanhar um texto igualmente feito ontem.
O texto surgiu de um outro lido na net, em que se falava de troféus pessoais e recordações da actividade profissional. No meu caso, seria o objecto que seguro na mão.
A questão levantava, logo à partida, uma dificuldade. Ou o que para mim é uma dificuldade. O objecto em causa é particularmente longo e deve ser visto na vertical. O que poderia resultar numa fotografia vertical, coisa que evito sempre que posso, tentando encontrar soluções viáveis para a horizontalidade.
O local onde está pendurado este objecto em minha casa pouco apelativo é e, fazer uma horizontal, iria incluir demasiada parede e outros objectos que em nada correspondem ao assunto tratado.
A opção foi encontrar elementos acessórios que ajudassem a compor todo o “vazio” em torno do assunto principal e que, de algum modo, com ele se relacionassem. E sem lhe retirar a importância que tem.
Não querendo fazer demasiada “bagunça” em casa, e olhando em redor, o meu olhar caiu sobre este cartaz, que me acompanha desde os anos 70. O facto de serem jovens poderia ser útil e aproveitei a deixa.
Mas o estar junto a uma esquina, de um lado, e junto a uma porta, do outro, dava-me pouco espaço de manobra para junto a ele colocar o objecto. Com o acréscimo da diferença de dimensões, que iria retirar força exactamente onde eu a queria colocar.
O jogar com a perspectiva foi a alternativa.
Surgia então uma segunda questão: como o colocar no ar. O eu segurá-lo pareceu-me bem, até porque eu era interveniente na história contada. E a minha presença ajudaria a compor o espaço na horizontal, tal como eu queria.
Veio então outra dificuldade: como dar força a um objecto que, não sendo particularmente grande, estaria em “luta” pelo protagonismo na imagem com um cartaz contendo letras e duas figuras humanas de um lado e uma figura humana do outro?
A luz foi a solução.
Dois flashs portáteis, em frente um do outro e muito palados, de modo a que a luz produzida incidisse apenas onde eu queria: um de frente e apenas no objecto, outro atrás, fazendo o recorte dele e de mim contra o fundo que queria bem mais escuro. A própria reflexão nas paredes circundantes faria a penumbra suficiente para que a minha figura e o cartaz tivessem leitura mas pouca.
Tomada a decisão, foi questão de a executar. Tentativa e erro, que fazê-lo sozinho não é coisa fácil estando eu na imagem. Posicionamentos relativos, ajuste de intensidades e orientações, verificar cada disparo e regressar à pose, corrigindo o errado… foram 17 os disparos até ao resultado final.
Para os que acham que fotografar é apontar a câmara e carregar no botão, saiba-se que demorei uma hora e vinte, desde que peguei no objecto até que regressei ao computador sabendo-a feita. Mais uns dez minutos a arrumar a tralha: tripés, luzes, cabos, cadeiras…
Se ficou como eu a queria? É sempre um processo de construção, entre o que imaginámos e o que obtemos, acrescentando uma pitada aqui, outra ali, solucionando esta ou aquela dificuldade. Quando a dei por finda, ou por satisfação ou por saturação de andar às voltas com ela, estava aceitável.

Se hoje encontraria outra solução não sei.

By me 

Sem comentários: