sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Classificando fotografias



Há talvez uns 15 anos estava eu em Barcelona e tive a ideia de procurar por lá aquilo que não conseguia encontrar por cá: Fotonovelas.
Confesso que não é o tipo de revista ou entretém que me faça usar o meu tempo. No entanto, possui uma coisa única. A abordagem à fotografia.

As imagens são estereotipadas, não contendo em si quase nenhum conteúdo. São as legendas que lhes são apostas que lhes conferem a estória. E haveria um exercício que já tive vontade de fazer mas que nunca fiz: pegar numa fotonovela, seja ela qual for e re-escrever as legendas, criando uma estória totalmente nova, coerente, usando as mesmas imagens. Estou em crer que nem teria que me esforçar muito.
Em qualquer dos casos, e para além de ser mais um género fotográfico a constar no meu arquivo, seria uma pista e um exemplo para os então meus alunos partirem para a fotografia de cena, para a direcção de actores, para a diferença entre imagens artificiais e naturais e como ultrapassar as dificuldades.
A minha dificuldade era, à época tal como hoje, encontrar esse tipo de publicação por terras lusas. Se bem que tivesse feito furor quando eu era menino e moço, nos tempos que correm desapareceu do mercado. (Não o lamento, em boa verdade.) E foram substituídas pelas telenovelas que, à chegada com a “Gabriela, Cravo e Canela”, marcaram um ritmo ainda não ultrapassado.
Em qualquer dos casos, aqui fica a minha homenagem aos fotógrafos que ao longo de anos deram o que puderam (em função dos orçamentos e dos argumentos) para fazer fotografia.
Observe-se, no entanto, alguma ingenuidade nos enquadramentos, na iluminação, no recurso aos formatos e ao jogo com a profundidade de campo.
Ingénuo tudo isto seria, mas eficaz no que respeita à tradução de sentimentos “cor-de-rosa”, sem ferir morais públicas instituídas.

Se tivesse que classificar o conjunto de imagens ou cada uma por si, apresentadas em diversas revistas e feitas por diversos autores, colocá-las-ia entre o sofrível e o aceitável.
Mas a verdade é que cumpriam a sua função, tanto no que diz respeito ao que o editor queria como ao que o público esperava.
Então se cumpriam a função não as poderei classificar dessa forma mas antes de boas! Agradam ao autor e ao público.

O que será então uma boa fotografia?
Deixo aqui a pergunta com a resposta em aberto!


By me

Sem comentários: