segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Alegrias



Ontem foi dia de “Trocas fotográficas”.
O tema que levava mais ou menos preparado versava a composição de imagem. O como colocar em evidência o assunto principal, algumas “regras” de composição e o como nem sempre o que vemos ao vivo resulta na fotografia.
Mas sendo certo que não me entendo como sendo um mestre no assunto, bem melhor que as minhas opiniões ou trabalhos é o ver-se o que outros fizeram. E saí de casa com duas mochilas cheias de livros.
Serviriam de base de trabalho e discussão sobre o tema, analisando as preferidas e antes de partirem os participantes para fotografar assuntos seleccionados.
Os livros abordavam fotografia no seu todo. Alguns mestres de grande gabarito, alguns contemporâneos e “avant-garde”, reportagem, nu, paisagem, objectos, guerra, monografias e colectâneas. Havia um pouco de tudo.
Já em trânsito para o local, lembrei-me que deveria comparecer uma família que incluía uma mocinha novita, com menos de dez anos. Que também fotografa e que também haveria de ver e trabalhar nos livros.
Quando chegaram, questionei os pais sobre se haveria algum problema em a filha ver os que envolviam o nu. Não sei quais as conversas e quais os tabus existentes e não queria ferir susceptibilidades.
Fiquei sabendo que não haveria problema e não me preocupei mais.

A minha grande alegria foi quando, passado um pouquinho, vejo a mãe recusando o acesso da mocinha a um dos outros: o que versava a história da fotografia em cenários de guerra.
E o argumento foi lapidar:
“Não me importo que veja nus. Agora atrocidades e horrores de guerra, isso não!”
Mentalmente levantei-me da minha cadeira, tirei-lhe o chapéu e aplaudi. Longamente.
Tivessem os decisores da imprensa e das televisões esta mentalidade e esta abordagem na hora de decidir o que é exibido em horário nobre ou nos conteúdos de filmes e animações das tardes dominicais…

Na imagem:
À esquerda: Prisioneiro Chinês, decapitado por um Japonês, aquando da invasão da China pelo Japão, 1931, sem autor, in “Smithsonian, War a photo history”

À direita: “Sylvia in my studio”, Paris, 1981, por Helmut Newton, in “Helmut Newton, private property”

By me

Sem comentários: