segunda-feira, 30 de junho de 2014

Uma fotografia



Eu sei que muitos não pensarão assim. Mas se eu agisse em função do que os outros pensam, não seria eu: Seria qualquer outra pessoa.

Uma boa fotografia não tem que ser técnica e esteticamente correcta, e não tem que ser original ou seguir cânones clássicos.
Uma boa fotografia tem que me satisfazer enquanto autor. Tenho que olhar para o resultado final e saber que correspondeu ao que vi com os olhos da alma e ao que imaginei que ela viria a ser.
Se, por mero acaso, ela agradar e contar algo a quem mais a vir, tanto melhor. De algum modo ela cumpriu uma das finalidades da fotografia: comunicar.
Mas, acima de tudo, ela tem que me agradar, que a fotografia é uma forma de expressão.
Se esta fotografia me agrada? Se satisfaz aquilo que imaginei? Será problema meu, ainda que se o não fizer de algum modo não fará sentido exibi-la.
Se ela agrada a quem a vê? Claro que gostaria que sim, mas não é, de forma alguma, uma prioridade minha.



(Nota extra: esta imagem foi feita pensando no que acima está dito, depois de ler um artigo sobre iluminação para fotografia e considerando um projecto que tenho em mãos.)

By me

Sem comentários: