quinta-feira, 19 de junho de 2014

Líquidos



Tinha ido às compras. É sabido que a melhor forma de fazer compras controladas, para além de as fazer após uma refeição para que se não sinta tentado, é levar uma lista. Eu levava: azeite, vinho, leite. Só líquidos.
Mas à chegada ao local onde costumo abastecer-me, um outro líquido me apeteceu: café. E encostei no balcãozinho que ali existe.
Para ser honesto, não encostei no balcão. Fiz fila atrás de um rapaz que estava a ser atendido. E que, por motivo ou outro, inverteu a ordem dos factores e pediu no balcão antes de na caixa de pré-pagamento. Pouco importante, já que mais ninguém ali estava para ser atendido e a simpática senhora estava a dar conta do recado sem problemas.
E foi nesse “dar conta do recado” que as orelhas se me arrebitaram. Depois de explicar qual a principal diferença entre um pão-de-leite e um outro que ali tinham, diz para o cliente:
“Desculpe, mas houve um pormenor que se me escapou: disse que queria com ou sem manteiga?”
Eh lá!
Este não é vocabulário ou construção frásica habitual de ouvir vindo de trás de um balcão. Nem pouco mais ou menos! E, para além das orelhas, apurei o olhar:
Vinte e poucos anos, loira, de feições delicadas e gestos a condizer, sorriso que me pareceu “não industrial” a espreitar-lhe no rosto.
Tenho-a visto por ali, de há uns dois ou três meses a esta parte, não garanto se não mais, nas incursões que faço ao supermercado. E, apesar de cobiçar fotograficamente aqueles olhos bonitos, sei que o lugar e as chefias não gostam destas coisas e nunca lhe propus o registo.
Acabando de atender o rapaz, entregando-lhe a sandes e o sumo num saco, veio à caixa onde eu estava. E sorriu, quando ao seu “Boa tarde!”, lhe respondi com o meu habitual “Para si também: boa tarde!”
E continuei com a maior desfaçatez: “Quero duas coisas. Para já um café cheio.” e estendi-lhe a moeda. “A outra já lha peço.”
Não verbalizou a curiosidade expressa no seu olhar, mas não se deu por achada. A teimosia do cliente barbudo em não querer a palheta plástica e insistir na colher de metal junto com o café já ali é conhecida, pelo que manteve o sorriso e foi p’ra máquina do expresso.
Chegou um cliente, depois outro, e ela com o olhar a perguntar-me o que mais queria eu. E eu com um gesto de “já lá vamos”.
Quando já não havia gente p’ra ser atendida, nem ouvir a conversa, lá lhe perguntei:
“Desculpe o abuso, mas… que estudos tem?”
A surpresa foi genuína, que a pergunta não é normal, mas lá me disse que queria seguir um curso de economia mas que uma gravidez prematura tinha interrompido o 12º ano. Mas que agora, com a filha já mais crescidinha, iria retomar os estudos.
Em troca desta inconfidência, lá lhe expliquei que a sua expressão “houve um pormenor que se me escapou” não é nada habitual de ouvir ali e que, p’la certa, seria alguém que gosta de ler e o faz amiúde.
E que sim, é verdade: que gosta de ler (muito), de escrever (muito) e de pintar (também muito) e que entre o trabalhar e a lide doméstica não perde oportunidade.
Não fomos mais longe na conversa. A chegada de outros clientes que vinham por cafés (os pasteis de nata saem bem mais cedo ou bem mais tarde) impediram o continuar do quebrar da rotina e a satisfação do meu nariz comprido.
Mas fiquei com vontade de ali voltar por outros líquidos (talvez cerveja em lata, sumo em pacote e café cheio em chávena) para fazer o registo daqueles olhos bonitos e mais uns trocos de conversa.
Que é líquido que a leitura nos modifica os hábitos e os pensamentos. E os olhos e as conversas bem o mostram.

By me

Sem comentários: