quarta-feira, 25 de junho de 2014

Elites



É sabido que não gosto de bola, mas tenho que voltar a ela.
Caramba!
No Brasil estão, salvo erro, trinta e duas equipas ou selecções. São as trinta e duas melhores selecções de futebol do mundo. No meio de tantos países que praticam futebol e que estiveram em competição para aqui chegar, apenas trinta e duas o conseguiram. É obra!
Destas trinta e duas, metade ficará pelo caminho nesta fase e, das que seguirem caminho, todas irão sendo eliminadas, até que só sobre uma. A campeã.
Não significa isto que as restantes trinta e uma sejam más. Ou fracotas. Significa apenas que uma delas foi melhor que as outras. Que uma delas foi a melhor de uma elite de selecções.
A selecção de Portugal faz parte dessa elite. Será ou não a melhor dessa elite. Apenas no final do campeonato o saberemos. Mas estar lá, no Brasil, faz dela uma das melhores trinta e duas selecções do mundo.
Se for eliminada, já ou numa das fases seguintes, é natural. Apenas uma de trinta e duas chegará ao topo, e não obrigatoriamente a portuguesa.

Portanto: não desmereçam da elite do futebol português, que até pertence à elite do futebol mundial.
Não queiram comparar o sucesso profissional daqueles que são uma elite a vós próprios, com as vossas vidinhas tristes que só têm alegrias com o sucesso dos outros.
Eles são bons. Poderão não ser os melhores dos melhores, mas são bons. Muito bons.

E vocês? São bons em quê? Nem sequer a escolher bons governantes, como temos constatado ao longo dos últimos e tristes anos.

By me

Sem comentários: