domingo, 11 de maio de 2014

Domingo à tarde



Em tempos o conjunto fotográfico de um entusiasta incluía uma 28mm, uma 50mm e uma 135mm. Talvez eu não fosse um entusiasta.
A primeira objectiva que comprei, para além da 50mm que vinha com a câmara, foi uma zoom. Uma Pentax 75-150mm f:4, que não havia dinheiro para mais. Depois veio a 28mm. Depois a 300mm. Depois a 90mm. Depois… já lhes perdi a conta.
A 135mm surgiu-me nas mãos há coisa de dois anos apenas. Vinha com uma Pentax MX, igualzinha à minha primeira câmara, e achei graça ter agora aquela objectiva. Para além de ser baratinho o conjunto.
Usei-a uma meia dúzia de vezes apenas. É interessante descobrir como uma distância focal, ou um ângulo de visão, não se adequa à nossa própria forma de ver o mundo pelo visor. Nem em película nem em digital APS-C.
Claro que fotografa, claro que é vidro (o que se sente e nos dá alguma satisfação), claro que podemos facilmente, hoje, re-ajustar o ângulo com o re-enquadrar posterior.
Agora que na mão e no olho não me é confortável, lá isso não é.

Fica a pergunta, para quem vai um pouco para além da superfície da fotografia:
Qual é a vossa distância focal preferida?


By me

Sem comentários: