quinta-feira, 17 de abril de 2014

Vermelhos



A notícia é, a todos os títulos, caricata!
Um cabeleireiro londrino exibiu um cartaz com a imagem de Kim Jong-un, usando-a para ilustrar uma promoção de descontos em cortes de cabelo masculinos.
Foi visitado por diplomatas que lhe exigiram que o cartaz fosse retirado, foi feita queixa na polícia sobre o cartaz e, cereja no topo do bolo, foi enviada uma carta com esse mesmo pedido, por parte da embaixada Norte-Coreana para o ministério dos negócios estrangeiros Britânico.
E tudo isto é tanto mais caricato quanto o cartaz – imagem e texto – em nada são ofensivos para ninguém: nem o país nem o representado na imagem.

O que é realmente triste na notícia é que o jornal que mo conta – o Diário de Notícias – fazer questão de se referir à Coreia do Norte como “país comunista”.
Tristes atavismos! Recorda-me, muito tristemente, o tempo em que se dizia que os comunistas comem criancinhas ao pequeno-almoço. Ou quando a palavra “vermelho” era obrigatoriamente substituída por “encarnado”. Ou ainda tudo aquilo que foi abolido em ’74, e que iremos celebrar muito em breve.
O jornalista que assina o artigo, Ricardo Simões Ferreira, nasceu (parece-me) depois de ’74. Não conheceu, e ainda bem, o que era o lápis azul e tudo aquilo que tinha que ser feito para que os artigos lhe escapassem.
Mas deveria saber – que a sua profissão assim o exige – que confundir ideologias com práticas é demagogia, que fazer valer as suas opiniões num artigo de jornal e sem ter vivido a situação relatada é má prática jornalística e que é exigido ao seu mister muito mais cuidado e respeito pela ética que à maioria dos cidadãos.

Não defendo eu o regime daquele país, do qual sabemos ser uma ditadura. Ou de qualquer outro onde tal suceda.
Mas espero, sinceramente, que um próximo artigo assinado por este senhor – ou publicado naquele jornal – e sobre um qualquer outro país, que nos diga se se trata de um país capitalista, se de uma social-democracia, de uma monarquia, se de uma república, se de uma oligarquia…

Como remate, e a título de curiosidade, sempre gostava de saber se o carro deste senhor é vermelho ou encarnado.

By me 

Sem comentários: