sexta-feira, 11 de abril de 2014

O teu problema



Fala-se, em tudo quanto é lado, na expressão “O problema é deles”.
Isto porque a Assembleia da República recusa dar a palavra aos membros da Associação 25 de Abril, nas comemorações solenes desse dia.
Faz sentido! Faz muito sentido até!
Senão, vejamos:
Estes oficiais e ex-oficiais planejaram, lideraram e concretizaram aquilo que começou por ser, na sua génese, um golpe militar e que acabou por ser uma revolução.
Desobedeceram eles às ordens dos seus superiores, incorrendo na acusação de desobediência pura e dura. Insurreição armada, de facto.
E esta atitude, estes actos, esta insurreição, mais tarde revolução, foi contra o poder instituído: presidente da república e parlamento. O braço armado de um estado contestou o poder desse mesmo estado.
Caramba! Isto é perigosíssimo! Isto é algo que não pode tornar a acontecer e que as instituições têm que matar à nascença!
Um discurso inflamado, que o seria, perante deputados e público, transmitido em directo para todo o país pela comunicação social, poderia ser algo que pusesse em marcha algo de semelhante ao que aconteceu no passado. E isso não pode acontecer!
Não importa se estes ex-oficiais já são muito ex. Continuam, queira-se ou não, a ter carisma e carinho por parte da população que pouco ou nada está a gostar do que acontece na governação e no parlamento. E um exemplo, ou discurso, vindo destes homens naquele local…
Não pode acontecer!
É problema deles (e nosso) que estes homens que permitiram que esta a democracia, mesmo que podre, se instalasse, sejam calados tanto quanto o poder o imponha.
E é problema dela, e dos demais que em frente dela se sentam, as consequências dos seus actos e das reacções que o povo possa ter.


By me

Sem comentários: