domingo, 6 de abril de 2014

O respeito



Não sei de nenhum fotógrafo de qualidade, daqueles mesmo bons, que nos fazem ficar de boca aberta para o trabalho que apresentam, que não seja um profundo respeitador do mundo em geral e daquilo que fotografa em particular.
Pode não gostar do que se lhe apresenta. E demonstra-o com as suas imagens. Mas respeita-o.
Sei isto desde cedo na vida. E sempre procurei seguir esta linha. Talvez que não por causa da fotografia em particular, mas também por ela. Não significando que seja um bom fotógrafo, tenho o cuidado de respeitar aquilo que registo.
Sabendo-o, procurei desde sempre transmitir isso mesmo a quem comigo quis ou tentou aprender algo do ofício. Para além das questões técnicas e estéticas, as questões éticas são particularmente importantes para a qualidade do trabalho que se apresenta.
Com a maioria dos alunos que tive consegui-o, de uma forma ou de outra. Não lhes moldei a personalidade nem a educação que traziam do berço, mas fui dando um jeito, umas vezes mais em tom de brincadeira, outras bem mais sério e incisivo.
Alguns não atingiram os mínimos neste particular. Soube-o logo, quando trabalhámos juntos em ambiente escolar.
Sei-o hoje, que nos vamos encontrando na vida real ou virtual.
Nenhum daqueles poucos que não aprenderam a respeitar o seu semelhante ou aquilo que fotografam são, sequer, sofríveis fotógrafos.

Já como seres humanos… deixo ao vosso critério a classificação de quem não respeita o mundo em que vive, com ou sem fotografia inclusa.

By me 

Sem comentários: