segunda-feira, 10 de março de 2014

Fórmula



Li recentemente (ontem salvo erro) um artigo interessante sobre fotografia.
Nele o autor chamava a atenção para o como tantos fotógrafos se preocupam com o ter melhor equipamento, negligenciando o bom uso que podem dar ao que possuem. Ou, dito de outra forma, o como tanto vão investigar e aprender sobre as peças que não têm e que provavelmente não terão, mas que pouco sabem ou aprendem o como fazer render o que trazem consigo e de que forma isso mesmo pode resultar em excelentes imagens.
Vi-me, garantidamente, ali reflectido. No passado, aspirava eu pelas objectivas potentes e luminosas, pelos gadjets que me haveriam de facilitar esta ou aquela perspectiva, pelas películas ou sensores que me dariam as luzes e cores invejadas…
Sei que já assim não sou ou vivo!
Aprendi que, sem nunca deixar de querer mais e melhor, posso fazer muito e bom com o que tenho. Mesmo que com uma modesta câmara de bolso. Mesmo que com uma objectiva não muito luminosa.
Claro que, e em tendo oportunidade, terei o que gostaria. Mas, e até lá, divirto-me à brava a encontrar soluções para fazer o que quero com o que tenho.

Mas, não nos enganemos:
Esta não é uma fórmula exclusiva da fotografia. A vida é exactamente assim:
Manter os sonhos vivos, coloridos e lutar por eles, sem nunca deixar de encontrar satisfação no que se é.

Mas estou em crer que, por muito que o afirmemos, isto é algo que só se aprende com o tempo. Ou idade.

By me

Sem comentários: