sábado, 22 de março de 2014

Daaaaaaaaa



Foi esta semana, regressava eu a casa a meio da tarde, após uma jornada de trabalho.
O comboio, já razoavelmente cheio, parecia o costume: uma filial da sede das Nações Unidas.
A meu lado um cavalheiro, por volta dos quarenta, conversava ao telefone em Russo (talvez Ucraniano, que não sei distinguir).
Do outro lado, duas Cabo Verdianas novitas estavam em amena cavaqueira em criolo. Nem desconfio o que diriam, mas iam divertidas.
No banco à minha frente uma senhora ia lendo um livro. Pareceu-me ser em Romeno, mas não asseguro coisa nenhuma.
Um pouco mais à frente, uma casal pouco mais que adolescente ia conversando, ora rindo, ora discutindo. Do que falavam não sei: nunca aprendi chinês, presumindo que seria essa a língua nativa. O aspecto assim o indicava, mas poderiam ser Coreanos, Tailandeses ou mesmo Japoneses.
O que aprendi com este casal foi que a expressão “Daaaaaa”, em tom de desprezo, também se usa nas línguas do oriente. Não sei é se de origem se por influências Lusas.
Mas também não será importante. Tão pouco importante que, em desembarcando todos numa estação intermédia para subir noutra composição, não lhes fui perguntar. Nem sei mesmo se conseguiria falar com eles.
Que, na Linha de Sintra, por vezes ouve-se falar Português.


By me

Sem comentários: