quarta-feira, 19 de março de 2014

A entalada



Porque gosto de desafios, fui à procura. E encontrei.
O número 287 de uma rua em Lisboa que possua uma estátua como esta fica na Estrada de Benfica. Quase em frente do chafariz que se vê à direita e que ostenta o texto “ Real obra de agoas livres anno d’1817”. Acrescento que tanto o prédio como o chafariz ficam pertinho, pertinho, do Jardim Zoológico.
É um de três prédios de três andares, irmanados no local e na arquitectura mas diferenciados no formato da porta e na estatuária que se lhe sobrepõe.
Saiba-se (e eu soube-o vindo de quem me desafiou) que estas estátuas por sobre as portas devem-se, citando, “ao Plano Director da Cidade de 1948, que preconizava que as construções mais caras deviam exibir uma obra de arte na fachada.
O Arquiteto Keil do Amaral baptizou-as ironicamente como “as entaladas ”, dado o pouco espaço disponível para as figuras representadas.”

Acrescento que a Estrada de Benfica tem hoje a sua numeração a começar em “251”.
Não se trata de um erro mas antes do que sobra da estrada original. Começava ela, em tempos de antanho, em Palhavã, hoje conhecida por “Praça de Espanha”. O desenvolvimento urbano da zona, e consequentes construções, levaram a que parte dela assumisse outros nomes, nomeadamente, “Rua Professor Lima Basto” e “Largo de Sete Rios”.


Fica a resposta ao desafio e venham mais destes que eu gosto.

By me

Sem comentários: