terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Deontologia



O texto que a seguir se transcreve é o que consta num jornal português, na sua versão on-line.
Refere um acidente ocorrido ontem, numa estrada portuguesa, envolvendo três vítimas.
Repare-se como o autor do texto teve o cuidado de preservar a intimidade de todos, não lhes referindo identidade, naturalidade ou algo mais que os identificasse.
Foi mais longe o autor nesta preocupação de respeitar os códigos do ofício: de uma das vítimas nada consta que não a sua condição genérica de estar de viva aquando do acidente. Rigorosamente mais nada.

“Duas pessoas ficaram feridas, esta segunda-feira à noite, com gravidade na sequência de uma colisão de um veículo ligeiro com uma vaca, no concelho de Vila Viçosa, disseram à Lusa fontes dos bombeiros e da GNR.
Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora, o alerta foi recebido às 20.03 horas e os feridos foram transportados para o hospital de Évora.
Segundo fonte da GNR, o acidente ocorreu na Estrada Nacional 254, à saída de Bencatel para o Redondo, e após a colisão o veículo despistou-se.
Nas operações de socorro estiveram envolvidos 13 bombeiros da corporação de Vila Viçosa, apoiados por quatro veículos, e uma viatura Suporte Imediato de Vida (SIV), de Estremoz.”


By me

Sem comentários: