sábado, 11 de janeiro de 2014

Roupa velha



A minha relação com a roupa é relativamente simples: uso-a até que eu já nela não caiba ou que fique rota.
Nessa altura dou-lhe o destino habitual: o fundo de um armário durante uns tempos até que, estando já cheio, faço uma limpeza e vai tudo fora. Lixo.
Os meus afectos com a roupa são simples: têm que me servir, têm que ser confortáveis e, no caso de casacos e coletes, têm que possuir bolsos quanto baste para a tralha que costumo trazer comigo. Não creio que, até à data, tenha encontrado a peça perfeita.
O mesmo se passa com o corpo. Vou-o usando enquanto me servir. Quando tal já não suceder, ou porque nele não caibo ou porque esteja já demasiado roto, o melhor mesmo é deitá-lo fora. Nem precisa ir para um armário: pode ir directamente para o lixo para poupar tempo e esforço.
Que o que importa não é a roupa ou o corpo mas sim o que deles fazemos, o uso que lhes damos. E ser demasiado chegado a algo que sabemos, sem margem para erros, que um dia deixará de servir… é um esforço afectivo demasiado grande.
Em morrendo, espero que me façam exactamente o mesmo que faço com a roupa: fora, que já não presta!
Que o que importa em mim não é, garantidamente, a roupa que uso ou o corpo que tenho.

Quanto ao resto, se alguém tiver a infeliz ideia de me fazer alguma honraria, tratem de a fazer ao que fiz e sobreviveu, material ou imaterial. Que se isso não tiver valor não será o corpo, qual camisa velha, que o terá.

By me 

Sem comentários: