segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Fumador



Sou fumador inveterado. Há muitos anos.
De tal sorte que, aconteça o que acontecer, tabaco e lume tenho sempre. E de reserva.
Talvez que por isso (mas não só) sou incapaz de recusar lume aquém mo pedir. Enfim, têm que mo pedir com jeitinho, que isto da urbanidade também conta.
No entanto, tenho as minhas manias e preferências. E, enquanto fumador, adoro os meus isqueiros Zippo. Não tenho muitos, que saio caros, mas gosto do seu toque (prefiro os lacados), gosto do seu ruído característico, gosto da sua simplicidade, gosto do seu aspecto, gosto de como resistem aos ventos e chuvas… gosto dos meus isqueiros Zippo.
Por deles gostar e cuidar, tenho alguns hábitos de fumador: não os empresto. Se me pedem lume, serei eu que o acenderei e será da minha mão que o receberão. Manias…
Acontece, porem, que há ocasiões em que me pedem lume e que não posso ser eu a acendê-lo. Em particular durante o trabalho.
Volta e meia lá acontece vir um ou outro colega ter comigo, pedindo-me lume a caminho do fumódromo. Coisa que não recuso, muito naturalmente. Mas o Zippo, esse, fica comigo.
Fumador inveterado que sou, tenho sempre um isqueiro descartável de reserva. Não vá gastar-se a gasolina ou a pedra. E é esse que cedo, de boa vontade, para que o fumador “apeado” deixe de o estar.
Já me conhecem assim, lá onde trabalho, e nunca ninguém me levou a mal esta atitude.
Eu é que levo muito a mal a atitude de um colega que, “apeado”, vem pedir lume em trânsito e se esquece de mo devolver. Aliás, confesso que nunca o vi com isqueiro próprio, sendo um “crava” profissional. Não me incomoda que o não tenha, chateia-me até ao tutano que não mo devolva, mesmo sendo o de reserva.
E já lá vão duas vezes.
Nunca com ele comentei o que quer que seja. Estou à espera de uma terceira vez. Que não creio que venha a suceder.
De há uns tempos a esta parte, desde o segundo “cravanço”, quase deixou de me dirigir a palavra e muito menos de pedir lume.
Um dia, quem sabe, prego-lhe a partida. De que não gostará, certamente.
Mas eu, que sou fumador inveterado, também não gosto que me palmem os isqueiros.

Manias!

By me

Sem comentários: