sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Competição



Volta e meia manifesto publicamente a aversão que tenho ao desporto em geral.
Alguns, os que já me conhecem, nem já ligam. E acaba por ser uma galhofa geral se, num grupo, alguém que me não conhece nessa faceta, me pergunta algo sobre a matéria. Sendo que sou o primeiro a gargalhar com isso.
Noutras ocasiões afino monumentalmente quando se muda de canal televisivo ou se aumenta o som para se assistir ou ouvir um encontro desportivo. Em regra futebol. E engalinho com a coisa porque, se por um lado não é perguntado aos presentes se tal pode ser feito, por outro porque o som dessas competições me complica seriamente com o nervos.
Porquê? Fácil e difícil ao mesmo tempo.
O desporto é, na sua essência, uma competição. Tem vários nomes ou designações mas é sempre uma competição. Um confronto. Uma disputa.
E delas apenas um será o vencedor. Que o que importa é haver um vencedor. Poderão existir dois ou dois mil vencidos, mas o que importa é o vencedor. É aquele que salta mais alto, que corre mais rápido, que mete mais golos. Numa competição, o que importa é que alguém seja mais que os outros.
Vejamos, a título de exemplo, o atletismo: Numa corrida de 100 metros, podem os oito corredores bater o recorde mundial, atingindo velocidades nunca antes alcançadas. Mas aquilo que conta, tanto para o pódio como para os media e o público em geral, é quem fica no seu lugar cimeiro.
Competição! Ser mais que os outros. Ser melhor e mais importante que os outros!
Isto eu não quero! Não centro a minha vida, no todo ou em parte, em comparações com terceiros. Não tenho por objectivo, por pequeno que seja, ser mais ou melhor que alguém. Recuso entrar em competição!
A única competição que aceito – e essa é permanente – é ser mais ou melhor que eu mesmo. Que aquilo que faço – exercício físico ou não – seja melhor que aquilo que fiz ontem. Uma procura de perfeição ou de resultados em que a única bitola sou eu mesmo. E as únicas vitórias ou derrotas são sobre mim mesmo.
A competição, em saindo das pistas, estádios ou pavilhões, chama-se violência. Por vezes psicológica, outras físicas. Económicas incluídas. No limite, a competição, o confronto com vitória e derrota, chama-se guerra. Com tudo o que a isso está associado. E não creio que alguém, de boa saúde mental, deseje a guerra. A menos que tenha por objectivo a tal situação de “mais”: mais vendas de armamento, mais espaço vital, mais glória pessoal ou grupal. E se se a não deseja em tamanho XL, também não faz sentido procurá-la em tamanho mini: a competição dita saudável.
Faço muita questão de não competir com terceiros: por um lugar sentado no comboio, por um prémio de fotografia, por uma taça desportiva.

E incomoda-me seriamente quando os outros, mesmo sem terem consciência disso, me querem impor um modo de viver em competição permanente. Desporto incluído.

By me 

Sem comentários: