quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

As moedas



Não nos enganemos! Homem que é homem joga às moedas!
Aquele punho fechado, no extremo do antebraço semierguido, qual falo tímido, e ocultando as moedas em jogo, é uma afirmação de virilidade indubitável.
Este jogo, aparentemente infantil, tem diversos significados. Entre eles, destaca-se o ritual iniciático, já que só homens feitos o jogam e têm que pertencer à irmandade ou ao grupo social em causa. Ninguém, mas ninguém mesmo, joga às moedas com um desconhecido!
Mas o uso mais habitual é a solução da terrível disputa sobre quem paga e quem bebe à borla a bica e bagaço ou a caneca da ordem.
Aos poucos, os vencedores vão sendo identificados, até que sobrem na terrível disputa dois. Aí se verá quem é o submisso que pagará o estrago.
Existem diversas abordagens neste jogo complexo: Os olhares ameaçadores, inquiridores ou antecipadores do paladar de uma bebida com “sabor a penas”.
As estratégias variam, desde o bluf mais simples às “bocas por fora”, passando pela aparente irregularidade na quantidade de moedas levadas a jogo e à exibição antecipada das moedas, numa afirmação explícita de “Não tenho medo de ti nem de ninguém!”
Termina esta terrível contenda com gargalhadas, palmadas nas costas e copos despejados de um trago. Comportamentos tipicamente machos, portanto.
Não querendo ser arrastado na lama e ficar com a eterna fama de “mariquinhas”, alinho neste jogo quando surge.
A minha estratégia talvez seja subversiva ou dissimulada, mas é eficaz em 60 a 70% dos casos.
Ao apresentar a mão fechada com as moedas de zero a três, concentro-me na outra mão, onde tenho as remanescentes.
A sua quantidade, o espaço que ocupam na mão, tento mesmo saber qual a cara e qual a coroa de cada uma. Esvazio a minha mente de qualquer outro assunto que não seja o que está na minha mão esquerda, discretamente colocada nas costas ou enfiada no bolso das calças.
As mais das vezes, desde que os adversários não sejam mais que dois, consigo que façam as suas contas e palpites considerando as que estão nesta mão esquerda e não na direita, que é a que está em jogo.
Adivinhem quem costuma tomar o café à borla!

Não acredita que funcione? Vamos ver então!

Pronto? Sou o primeiro a pedir! Três moedas!...

By me

Sem comentários: