sábado, 14 de dezembro de 2013

Está desafiado



Estamos na época do Natal. E das suas tradições.
Ele é o Pai Natal (quando eu era petiz era mais o Menino Jesus que dava as prendas); ele é as prendas de Natal; ele é os jantares de Natal; ele é as compras de Natal; ele é os doces de Natal; ele é o “paz na Terra aos homens de boa vontade”; ele é um montão de “tradições” do Natal.
No entanto, e se virmos bem, a maior parte dessas “tradições”, para além de serem mais ou menos recentes, acontecem porque se usa dinheiro. Mesmo para a maioria dos praticantes, a ida à missa de natal ou à do Galo implica o estrear algo de vestir. Comprado. Resultante de algum negócio.
 Pois eu proponho o criar-se uma “nova tradição”, no espírito das redes sociais e da quadra que atravessamos:

Que no lugar de apenas partilharmos algo vindo de uma qualquer outra página; Que no lugar de desejarmos as boas festas aos demais com desenhos ou fotografias, bonitas e sugestivas, mas feitas por outros; Que em paralelo com os desabafos e protestos, legítimos e sentidos…
Uma vez por dia se faça uma publicação de algo bonito mas real e acontecido com o próprio.
Algo que tenha mesmo acontecido – apenas presenciado, sobre nós ou provocado por nós – e que valha a pena saber.
Algo que, mesmo neste mundo bera em que vivemos, nos demonstre que há coisas boas a acontecerem. E que podem ser mais ainda se nos dermos a esse trabalho.
O mundo é o que dele fazemos. De bom e de mau. Enquanto estivermos apenas empenhados em alterar o que de mau existe, viveremos em consonância com ele, acabando por adquirir as suas propriedades.
Mas se nos preocuparmos, também, com o que de bom sucede, como meros espectadores ou actores participativos… para além de ajudarmos a melhorar o que existe, nós mesmos melhoramos.

Fica o desafio. Útil a todos mas, e principalmente, a cada um de vós:

Pelo menos um “post” real, na primeira pessoa positivo ou sobre algo de bom.

By me

Sem comentários: