quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Um olhar - Maria



Eu sei que o meu aspecto não é dos mais convencionais. Também sei que a minha rotina não é a abordagem directa e sem mais rodeios para conseguir fazer este tipo de fotografia. E sei igualmente que a minha câmara de bolso não se assemelha ao que o comum dos mortais entende por uma boa câmara, ficando eles sempre na dúvida se fará ela e quem a usa alguma coisa que valha a pena ver.
Eu sei tudo isso, mas hoje não resisti. Na estação de comboios, de regresso a casa, vi estes olhos e não resisti: aproximei-me, vestido com o meu mais simpático e cordial sorriso, e disse:
“Boa tarde. Não me leve a mal, mas… Será que me deixa fazer uma fotografia dos seus olhos? Só os olhos?”
Olhou p’ra mim, com um ar de quem tem confiança no que é e no que mostra e, meio sorridente, meio conformada, anuiu.
Rapei da câmara do bolso, liguei-a, preparei-a para fotografar de perto e tentei. Uma vez, duas vezes, três vezes. Sem o conseguir. A suavidade da luz, da pele e o pouco contraste dela com a pelagem, cabelos excluídos, não permitiam o foco automático de funcionar.
Em situação de desespero, lá liguei o foco manual (que detesto nesta câmara) e fiz o que queria.
Nos entretantos, ela estava a ficar chateada, convencida que estaria eu a fazer várias imagens diferentes. E já não parava quieta como eu a queria. A única que fiz, esta, ficou focada quase que por acaso.
Quando finalmente baixei a câmara veio rápida para o meu lado e quis ver. O que mostrei prazenteiramente, mostrando-lhe com os dedos como iria ficar depois de trabalhada. Mas não ficou satisfeita.
“Mostre-me as que fez antes!” Exigiu.
“Mas só lhe fiz esta, que estava com problemas com o foco.”
“Mas mostre-me, que quero ver!”
Só faltou o bater o pé no chão.
Mostrei.
As três anteriores são de um jogo de luz e sombra num vaso com um arbusto, uns bancos de comboio e uma rede com arame farpado.
“Pronto, assim está bem!” disse.
Perguntei-lhe o nome, já ela se afastava quase a trote. Que mo disse, ainda que duvide da sua veracidade, tal o tom em que o afirmou.
E eu, já mais que chateado com a sua atitude, estive p’ra fazer uma das minhas: sentar-me a seu lado, no comboio em que ambos entrámos, ligar de novo a câmara e, chamando-lhe a atenção para o que fazia, apagar definitivamente a fotografia dos seus olhos.
Explicar-lhe-ia que teria sido mais simpático da parte dela se tivesse recusado o fazer da fotografia, no lugar de exibir os olhos, o palmito de cara e o resto do corpo, que justificava a exibição e o orgulho, e andar a desconfiar e maltratar desconhecidos. E que, nessas circunstâncias, nem eu queria ficar com tal imagem de tal personalidade.
Não o fiz!
Preferi guardar e tratar a imagem, como todas as outras, aqui a exibir e contar a história.

Não ficou ela a saber o local onde a poderia ver. Não o pediu nem eu lho disse. Mas se tropeçar na fotografia, ou alguém a reconhecer e lha mostrar, talvez que aprenda algo hoje para juntar ao que talvez tenha aprendido nos seus talvez vinte anitos.

By me 

Sem comentários: