sábado, 19 de outubro de 2013

Previsões



Se há coisa que não posso fazer é prever o futuro.
Enfim, sempre posso opinar sobre este ou aquele aspecto, baseado em deduções lógicas e na experiência do passado. Agora prever o futuro, como um adivinho ou guru… isso não posso fazer.
Em relação à meteorologia, não sei prever mais que qualquer outro. Chuva, sol, temperaturas… Baseio-me no habitual, com auxílio de informação e previsão de quem disso sabe com a exactidão que a ciência permite, que não é muito.
E quando quero saber com razoável grau de rigor, vou consultar alguns sites: a meteorologia portuguesa e um outro (windguru.cz) que faz previsões orientadas para praticantes de windsurf. Nem sempre os dois estão de acordo nos detalhes e, admito, o segundo é mais certeiro que o primeiro.
O que acaba por ter graça – ou nenhuma, em boa verdade – é o que constato no jornal Público de hoje no que toca a previsões meteorológicas.
Conta ele que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê períodos de chuva forte a partir das 12h, hora marcada para o início das concentrações nas duas principais cidades do país.
Ora acontece que consultando o site correspondente, sou informado que isso será apenas para o Porto. De Lisboa diz-se “aguaceiros pouco frequentes”. Indo mais longe, o windguru informa-me que haverá, eventualmente, aguaceiros apenas pelas 13 horas em Lisboa, nem antes nem depois, e de valores inferiores a meio milímetro por metro. Por outras palavras, daqueles que nem sequer dão para lavar a rua.
A juntar às previsões de quem faz disso vida, junto eu a minha, baseada na experiência:
Desde que este desgoverno assumiu o poder, nenhuma manifestação marcada para Lisboa, fosse com que antecedência fosse, aconteceu em dia ou noite de chuva. Nem uma só que fosse. Pelo que posso deduzir, estatisticamente, que hoje não choverá (ou quase) em Lisboa.
Fica, assim, a pergunta honesta: que interesse terá este jornal Público (que o artigo em causa nem sequer está assinado) em dar informações erradas sobre as condições atmosféricas no dia de uma manifestação polémica e que se prevê de grandes dimensões?


Quanto à imagem, saiba-se que foi feita nos primórdios dos anos 80, em Lisboa. E já nessa altura nem a chuva – real – demovia os portugueses de manifestarem a sua opinião.

By me 

Sem comentários: